Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras
156

56
Esqueci a senha
Hermes Vigne

Blog do historiador, escritor e professor gaúcho Hermes Vigne, autor de livros como "Trindade do Sul da Serra do Lobo", "Na Vida Tudo é Poesia" e "Belas Histórias Que Papai Contava".

Pesquisar#



Hermes Vigne#

Nascido em 9 de janeiro de 1940 em Liberato Salzano - RS, o historiador, escritor e professor Hermes Vigne é autor de vários livros, entre eles "Na Vida Tudo é Poesia", "Belas Histórias Que Papai Contava" e "Trindade do Sul da Serra do Lobo", este último dedicado a contar a história de Trindade do Sul - RS, que o historiador acompanhou desde sua fundação.
Hermes Vigne reside e trabalha, atualmente, como professor, em Trindade do Sul - RS.


  1. Início
  2. Artigos
  3. Política
  4. Setembro - Inverno - Primavera – Eleições

Setembro - Inverno - Primavera – Eleições#

🔀
Sempre tive o mês de setembro como romântico. Às vezes até questiono, comigo mesmo, sobre o porquê de tê-lo como romântico. A justificativa mais provável deve vir dos primeiros anos de escola. O Sete de Setembro com as belas e cívicas homenagens à Bandeira Nacional; os ensaios de ‘marchas’, as recitações de poemas, as entoações dos Hinos Nacional e à Bandeira, a vontade de fazer mais e melhor para invejar os colegas e provocar simpatia das colegas; além da certeza de que estávamos sendo assistidos pelos familiares e o grande público que se fazia presente. Associe-se a isso os encantos da natureza: a sinfonia de centenas de aves desde a manhã até o entardecer, o tamanho e as multicores das penas, as maravilhas das flores e das frutas, entre tantas outras. Com o passar do tempo, com as grandes mudanças comportamentais: sociais, cívicas, morais e materiais, o romantismo foi diminuindo, mas ainda existe. Parando no tempo, este ano e este mês de setembro, teremos a convivência com o inverno, com o frio, com a primavera e com as ‘daninhas’ Eleições.  Mas, por quê DANINHAS ELEIÇÕES? Acontece que em eleições mistura-se joio ao trigo. Por isso, a seara humana fica prejudicada. Diziam, e ainda ouve-se, que o mês de agosto, recém findo, é "mês de cachorro louco” e muitos sofrem da "Hora Variada”. Há quem afirme que essas anomalias ocorrem de 4 em 4 anos, e que tem seu ápice durante o mês de setembro. Não sou supersticioso mas, como diz um indeciso castelhano: "Yo non creo, mas que les hay, les hay”. Assim, havemos de esperar para saber se o empirismo de agosto pode afetar o Romântico Setembro. Retroagindo um pouco fico meio receoso, pois em muitos meses de setembro pode-se perceber mudanças de comportamento incomuns a outros setembros. Um povo mais agitado: sisudos, outros mais altivos, dando tapinhas nas costas, passando a mão nos cabelos; extrovertidos ficando sérios, desconfiados, famílias formando grupos distintos, muitas se desintegrando, alguns de pouca prosa, outros falando pelos cotovelos, outros arremedando feras, achando tudo errado, ou dizendo que tudo está nos seus devidos lugares. Mas há uma coisa em comum entre a multidão: "Tudo o que estiver errado, ou faltando, NÓS vamos arrumar e fazer mais”! Que tal conferir!

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:setembro, mês, outros, eleições, romântico, errado e pode378 palavras3 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out