Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandeEspaçar caracteresPausar animações
156

56
Esqueci a senha
Hermes Vigne

Blog do historiador, escritor e professor gaúcho Hermes Vigne, autor de livros como \"Trindade do Sul da Serra do Lobo\", \"Na Vida Tudo é Poesia\" e \"Belas Histórias Que Papai Contava\".

Pesquisar#



Hermes Vigne#

Nascido em 9 de janeiro de 1940 em Liberato Salzano - RS, o historiador, escritor e professor Hermes Vigne é autor de vários livros, entre eles \"Na Vida Tudo é Poesia\", \"Belas Histórias Que Papai Contava\" e \"Trindade do Sul da Serra do Lobo\", este último dedicado a contar a história de Trindade do Sul - RS, que o historiador acompanhou desde sua fundação.
Hermes Vigne reside e trabalha, atualmente, como professor, em Trindade do Sul - RS.


  1. Inicial
  2. Artigos
  3. História e tradição
  4. SEMANA FARROUPILHA 2017

SEMANA FARROUPILHA 2017

🔀
A Semana Farroupilha deste ano ganhou ares diferentes das anteriores. Teve como palco o pequeno, mas belo, largo em frente à Praça da Matriz, onde grande número de tradicionalistas e simpatizantes montaram seus galpões e, à noite, comemoraram com  músicas, cantigas, danças ao relento e, como manda a tradição, churrasco, também ao ar livre, previsto de longe através do clarão das brasas, do crepitar do fogo e a fuligem da fumaça conduzida pelo vento. Assim, foram noites com chuva, vento, frio e calor para todos os gostos. Algo que contentou a todos os participantes, deixou saudades e haverá de se repetir no próximo ano.

           Dia 20, Feriado Estadual, data em que poderia ser comemorado o trigésimo aniversário da licença, ou legalidade para os trindadenses eleitores da época votar no plebiscito para transformar a velha Vila em Cidade. E foi o que aconteceu; mais de 94 por cento (94%) dos votantes da época disseram sim à criação do Município de Trindade do Sul. Dia 20 os atos comemorativos ao evento tiveram lugar na sede do CTG LENÇO PRETO. Já cedo, a peonada e prendas entraram num trabalho de festa. Costelão nas brasas e fogo, arrumação da casa para contentar a todos: saladas, pão, cucas, arroz, mandioca e CARNE. Após o almoço foi a vez de apresentações culturais; começando com danças do folclore gaúcho e, em seguida, com o "Festival de Canções Gaúchas ”, a grande atração do dia!

           Participaram alunos de escolas Municipais e escolas Estaduais do Município, desde a Pré-Escola até o nono (9º) ano. Cabe aqui o alvitre para parabenizar patronagens e participantes do CTG, Invernadas de danças, corpo docente e discente de todas es Escolas e o público geral que enriqueceu a festa. Um parabéns muito especial aos pequenos grandes cantores do dia! Foi muito grande a admiração, principalmente a minha, que gosto de cantorias e, às vezes, componho alguma estrofes. Crianças pequeninas, entoando canções gauchescas e/ou nativistas, encantando a todos. Vozes maviosas e suaves sem sair da altura e intensidade sonora. Um verdadeiro espetáculo com afinação de vozes bem concatenadas, tanto num solo como em duplas ou trios. Assim, umas noites e um dia ao estilo Gaúcho de todos os tempos. A todos, um grande e forte abraço!

Tags:calor, haverá, grande, danças, velha, danças e ano367 palavras3 min. para ler