Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
Ver em Libras
156

56
Esqueci a senha
Hermes Vigne

Blog do historiador, escritor e professor gaúcho Hermes Vigne, autor de livros como "Trindade do Sul da Serra do Lobo", "Na Vida Tudo é Poesia" e "Belas Histórias Que Papai Contava".

Pesquisar#



Hermes Vigne#

Nascido em 9 de janeiro de 1940 em Liberato Salzano - RS, o historiador, escritor e professor Hermes Vigne é autor de vários livros, entre eles "Na Vida Tudo é Poesia", "Belas Histórias Que Papai Contava" e "Trindade do Sul da Serra do Lobo", este último dedicado a contar a história de Trindade do Sul - RS, que o historiador acompanhou desde sua fundação.
Hermes Vigne reside e trabalha, atualmente, como professor, em Trindade do Sul - RS.


  1. Início
  2. Artigos
  3. Educação
  4. Deveres na Educação

Deveres na Educação#

🔀
No mundo, atualmente, há muitas escolas destinadas à EDUCAÇÃO. Há escolas que educam para viver e conviver em comunhão com pessoas, escolas que preparam (educam) para marcar terrenos como propriedade, escolas que preparam para a guerra, escolas que ensinam roubar e matar, escolas que em nome de ‘DEUS”, da salvação eterna educam para o ódio e o suicídio, escolas das promessas das mentiras entre outras tantas. Daí o popular ditado que: "o mundo é uma grande Escola”, mas com  salas de aula com diferentes conteúdos. Os mestres todos capacitados e os alunos livres para escolher. É triste mas diante dos exemplos de grandes mestres, há de se admitir que a EDUCAÇÃO para o bem, os bons costumes, a solidariedade e o altruísmo, está em "extinção”. É triste, essa expressão "extinção” em algo tão importante, tão necessário, tão útil e tão valioso, mas continuando a passos tão largos, sem autoridades capazes de conter tal velocidade, acabará acontecendo.
Nos Estados denominados berço da civilização humana, berço de uma cultura civilizada onde propunham regras educativas para a união dos povos, das classes sociais, adotam a cultura do poder. Matar para reinar. Destruir para comandar. Não admitem mais o ‘estado de direito’, apenas o de deveres. Pessoas inocentes, casas e cidades são destruídas; adultos crianças indefesos são ameaçados, expulsos e refugiados sem piedade, sem direitos a um abrigo à comida e água. Ficando no nosso país, até poucas décadas, um gigante, cantado em verso e prosa como a Terra da paz, do sossego e da fraternidade, hoje manchado por mortes sem epidemias, por roubos e sequestros sem necessidades, por volúpia pelo poder, por grupos com marcas registradas donos de territórios que nunca lhes pertenceram, impedindo autoritariamente a ida e vinda. E a Educação, princípio básico das comunidades, das sociedades, dos cidadãos de bens que ainda existem, onde está? Nas autoridades constituídas: poder "público”, presidentes do Pais, da Câmara, do Senado, da CBD, da FIFA? Infelizmente, para este humilda cidadão, A Constituição de 1988 comeu. Cidadãos sem direitos e sem leis que os amparem e democracia casada com anarquia, impossível dar certo.
EDUCAÇÃO que aprendi com os pais e vizinhos, na Escola, não faz mais parte da lei. Educação agora está conceituada na prática como desorganização de Leis, feitas para contemplar a todos e que acabou sufocada nas discordância das próprias Leis. Defino, pessoalmente, a escala hierárquica da Educação: 1 – FAMÍLIA, pais e irmãos capacitados para o cargo.  2 – VIZINHANÇA, dotada de bons costumes e solidariedade.  3 – ESCOLA. Com profissionais capacitados e vocacionados à missão. Com membros mal instruídos, nem família, nem vizinhança e nem escola conseguem educar. Por isso pergunto aos estimados leitores: "Por onde andam os salvadores da Pátria?

Outras opções
ImprimirReportar erroTags:escolas, educação, escola, leis, pais, poder e está442 palavras4 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarTuitarRecomendar
Controle sua privacidade:

Este site usa cookies para melhorar a navegação.
Termos legais e privacidadeOpt-out