Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.
AcessibilidadeVer em LibrasCursor grandePausar animações
156

56
Esqueci a senha
Hermes Vigne

Blog do historiador, escritor e professor gaúcho Hermes Vigne, autor de livros como "Trindade do Sul da Serra do Lobo", "Na Vida Tudo é Poesia" e "Belas Histórias Que Papai Contava".

Pesquisar#



Hermes Vigne#

Nascido em 9 de janeiro de 1940 em Liberato Salzano - RS, o historiador, escritor e professor Hermes Vigne é autor de vários livros, entre eles "Na Vida Tudo é Poesia", "Belas Histórias Que Papai Contava" e "Trindade do Sul da Serra do Lobo", este último dedicado a contar a história de Trindade do Sul - RS, que o historiador acompanhou desde sua fundação.
Hermes Vigne reside e trabalha, atualmente, como professor, em Trindade do Sul - RS.


  1. Início
  2. Artigos
  3. História e tradição
  4. Hermes Vigne - Ascendências e Descendências

Hermes Vigne - Ascendências e Descendências#

🔀
A família VIGNE teve berço na França, em data desconhecida. O pouco que conhecemos veio dos avós, passada verbalmente entre gerações. Vovô Arcângelo, italiano, que veio ao Brasil no ano de 1889, casado, contou um pouco sobre a trajetória da família, mas muito pouco. Segundo ele, os VIGNE, teriam entrado na ITÁLIA no início do século 13, quando em uma guerra entre os dois países, um soldado francês acabou casando com uma italiana, fixando residência junto à família da esposa, na Itália. Segundo o vovô Arcangelo, o sobrenome VIGNE teria surgido pelo fato de uma família francesa haver encontrado um bebê, numa cesta, debaixo do parreiral. Como parreira em francês, tem o nome de VIGNE (pronunciado vinhe) acabou levando este sobrenome. Talvez, tenha começado aí a família Vigne, talvez . . . O que se conhece, através de contatos com alguns cidadãos franceses, com sobrenome Vigne ou Vignè, residentes na França, (em duas ocasiões, 1987 e 2014) foi muito pouco. Muito pouco e diferente do que o avô Arcângelo nos deixou, e muito diferente dos relatos dos cidadãos interrogados, mesmo uns familiares descendentes dos Vigne. Diferente também do que se pode encontrar no Google. Pierre Durante (pronunciado "dirant”), filho de uma Vignè, residente em Lourdes, apôs pensar um pouco, disse que os Vignè sempre existiram na França. Josep Vignè, da Librerie San Raphaele, em Paris, contou que "Não há registros anteriores ao século XV”. – Virginie Vigne, em Lourdes, disse desconhecer sua etnia. Na Itália, segundo o imigrante Arcangelo Vigne, meu "nono”, que aqui chegou no ano de 1889, casado, com base em dados passado entre gerações, nos contava que a passagem dos Vigne (VINHE) da França para a Itália deu-se durante uma guerra, ocasião em que um soldado francês acabou casando com uma italiana e passou a residir na Itália, isto por volta do ano de 1400. Daí os Vigne Italianos. Nas descendências posteriores, apôs muitas gerações, viviam Arnoud vigne que, entre os filhos constava os nomes de Giusepe Vigne e Giovani Vigne, (nono e padre) avô e pai do imigrante Arcângelo Vigne, meu avô, respectivamente. Arcângelo Vigne veio ao Brasil casado com Michelina Dal’ Ò. O casal Arcagelo e Michelina, quatro anos após casados, já com um filho (Francisco) imigraram para o Sul do Brasil, serra do Rio Grande do Sul, no ano de 1889. Assim teve início os VIGNE brasileiros. Entre os 11 filhos desse casal estava o ANTONIO VIGNE (meu papai) que desposou ALICE MEZACASA, de cujo casal nasceram 10 filhos, 5 homens e 5 mulheres, entre eles, este que relata esta pequena síntese, HERMES VIGNE. Do casamento de HERMES VIGNE com MARIA ANGÉLICA DE BARROS nasceram três filhos:  ELIANE VIGNE, casada com Claudinei Machado, de cujo casal nasceram os filhos Fernando e Micheli – ALISSON ALEXANDRE VIGNE, pelo que se sabe não teve filhos.  – ANGELA MARIA VIGNE, casada com Juliano Dalla Vechia, com dois filhos: João Vitor e Arthur.

OBS. Os nomes ‘ Arcângelo’ (italiano) é Arcanjo (Português). O nome ‘Michelina’ pronuncia-se Miquelina em Italiano.   Já o sobrenome Vigne, pronuncia-se Vinhe em Italiano. Alissandro é Alexandre em português. Giusepe é José, Giovani é João, Alice é Álitche, Ângela é Andgela, etc.


Outras opções
ImprimirReportar erroTags:vigne, filhos, itália, arcângelo, família, casal e vignè512 palavras5 min. para ler

Compartilhar artigo:
CompartilharPin itPublicarRecomendar